quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, como o professor pode fazer para aproveitá-los em sala de aula? Aí vai um texto sobre o uso das novas tecnologias como recurso para a resolução de problemas:


O uso das tecnologias na resolução de problemas

Usar as novas tecnologias na resolução de problemas pode enriquecer bastante essa estratégia didática. Propor aos alunos problemas a serem resolvidos é uma prática que desenvolve nos educandos a reflexão crítica e, ao mesmo tempo, a iniciativa de cada um. Nesse processo, é muito relevante que os alunos interajam, troquem experiências e se ajudem na resolução do problema.
As novas tecnologias e as ferramentas decorrentes delas (blogs, fóruns, sites de pesquisa, salas de bate-papo) podem ser empregadas como recursos pelo professor. Por exemplo, o professor pode apresentar uma notícia ou reportagem sobre um assunto atual e pedir que os alunos pesquisem mais informações sobre o assunto em sites de jornais e sites de pesquisa, de busca. Os alunos também podem interagir e trocar informações usando salas de bate-papo e fóruns. Também podem postar suas conclusões em blogs. Assim, um aluno pode comentar o que foi postado por outro, interagindo com os colegas de forma síncrona e assíncrona.



Nenhum comentário:

Postar um comentário